terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Benefícios de uma dieta vegetariana

Uma dieta vegetariana bem planejada, com as substituições alimentares corretas, contém maiores quantidades de frutas, verduras, legumes, oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, o que aumenta a ingestão de nutrientes antioxidantes, gorduras insaturadas, fibras, vitaminas, minerais. Dessa forma, reduz o risco de colesterol alto, doenças crônicas degenerativas e cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade.
Estudos concluíram que indivíduos com dieta vegetariana têm menores níveis de lipídios sangüíneos, principalmente LDL e triglicérides, em relação aos que comem carne, nas pesquisas feitas entre vegetarianos e não-vegetarianos, observa-se que o Colesterol Total foi significantemente menor nos vegetarianos e que, nos onívoros, o nível de colesterol aumentava à medida que a freqüência do consumo de carne aumentava.
O resultado obtido pelos vegetarianos é explicado pela forte presença de frutas, legumes e verduras na dieta que são ricos em antioxidantes como as vitaminas C e E, e pela ausência de gordura animal, a placa de gordura só se deposita na parede das artérias quando o LDL é oxidado. Por isso é tão importante consumir substâncias antioxidantes. Além de tudo os vegetarianos costumam ingerir muito mais fibras do que os onívoros e essas têm a capacidade de diminuir a absorção de colesterol pelo intestino.
A dieta vegetariana associou-se a menores valores de Triglicerídeos, Colesterol Total e LDL em comparação com a dieta onívora, prevenindo assim a aterosclerose que pode levar ao infarto do miocárdio e a acidentes vasculares cerebrais.
Vários estudos mostram que os vegetarianos possuem pressão sanguínea menor do que a dos onívoros e também possuem taxa de hipertensão menor, uma explicação pra isso é a diferença de resposta sanguínea glicose-insulina, pois as dietas vegetarianas possuem um índice glicêmico menor. O efeito coletivo dos compostos benéficos dos alimentos vegetais também tem bastante influencia na prevenção de hipertensão

Como a dieta vegetariana é rica em fibras, que têm efeito benéfico no metabolismo de carboidrato melhorando a sensibilidade a insulina, e em carboidratos complexos o que torna mais lenta a sua absorção retardando o aumento de glicose sanguínea, e dessa forma são reduzidas as chances de Diabetes mellitus tipo 2.

(OBS)Muitos vegetarianos diabéticos descobriram que uma dieta sem carne pode fazê-los consumir quantidades menores de insulina

Por apresentar tantos benefícios, a adoção da dieta vegetariana é estimulada e incentivada por diversas entidades nacionais e internacionais.

Um comentário:

  1. Gostei! Postei na minha página: http://almoconatural.blogspot.com/
    Parabéns

    ResponderExcluir