Lipoproteínas são formadas por triacilglicerois, ésteres de colesterol, fosfolipídeos e apoproteínas, que são poucos solúveis em água e podem ser transportadas pelo sangue sem que sejam dissolvidas.
A estrutura das lipoproteínas tem forma globular, tipo micelas que possuem um núcleo apolar, envolvidos por uma camada anfifílica de proteínas, fosfolipídeos e colesterol.
As partículas de lipoproteínas variam de tamanho, quando maior o tamanho, menor a densidade.
Em ordem crescente de densidade classificam-se:
1°- Quilomicrons
2°- VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa)
3° - IDL (lipoproteínas de densidade intermediaria)
4° - LDL (lipoproteínas de densidade baixa)
5°- HDL (lipoproteínas de densidade alta)
Os quilomicrons transportam triacilglicerois e colesterol exógeno do intestino para os tecidos. São sintetizados pelo enterócito e seu tamanho varia entre 180 a 500nm.
VLDL/IDL/LDL são um grupo de partículas relacionadas que transportam triacilglicerois e colesterol endógeno do fígado para os tecidos.
Com os produtos da hidrolisação dos quilomicrons pelas lípases da célula endotelial, eles perdem em tamanho e ganham em densidade formando as VLDL que são transferidas para o sangue e sofrem o mesmo processo e de hidrolisação que forma os IDL E LDL
AS LDL são as principais formas de transporte de lipídeos para os tecidos, possuem o diâmetro de 22nm
As HLDL são as menores partículas, capturam o colesterol de células mortas e de membranas recicladas e as esterificam, ou seja, transportam o colesterol endógeno dos tecidos para o fígado e por esse motivo são chamadas de “colesterol bom”
Estudo feito com funcionários do setor administrativo da Universidade Estadual de Londrina revela que quanto maior a circunferência da cintura e do quadril (CCQ), maior a quantidade de LDL encontrado no sangue.
A pesquisa realizada com homens e mulher de 20 a 45 anos que realizam ou não atividade física, mostrou que a gordura na região cintura quadril relaciona com a quantidade de lipoproteínas de baixa densidade, o que é extremamente prejudicial à saúde, e em alguns casos a quantidade de HDL não chegava ao menos no mínimo necessário.
Referências bibliográficas:
Feito por Rayssa Fachette
Nenhum comentário:
Postar um comentário