segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vegetarianismo X Osteoporose

Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, os ossos tornam-se mais porosos e frágeis, ou seja, ficam com maior tendência a fraturas. A massa óssea diminui bastante e os ossos ficam finos e muito sensíveis. Não existem sintomas para a osteoporose, o sintoma de dor só ocorre se houver alguma fratura óssea.
O que acontece no corpo é que grande parte do cálcio que é ingerido é excretado pela urina ou o organismo pode ter pouca quantidade de cálcio circulante.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa a falta de cálcio não é o único problema causador da osteoporose, pois existem muito mais nutrientes envolvidos nessa história, como as vitaminas A, C, D, B6, B12, K e D3(tem ação na absorção intestinal de cálcio, balanço ósseo de cálcio e excreção renal de cálcio) também micronutrientes como silício, cobre, zinco e fósforo. A deficiência de qualquer um desses nutrientes seria um grande problema para a formação óssea.


alimentos ricos em cálcio
Várias pesquisas apontam que o alto consumo de proteínas dificulta a retenção de cálcio no corpo, pois ela acelera a eliminação de cálcio, isso acontece por causa da ingestão de aminoácidos sulfídricos que são encontrados em proteínas de origem animal, a ingestão desses aminoácidos torna o sangue mais ácido e o cálcio é jogado na corrente sanguínea para equilibrar o pH, logo o cálcio dos ossos acaba sendo sacrificado.E é por isso que uma dieta vegetariana se sairia muito bem na prevenção de osteoporose, pois esses aminoácidos são encontrados em menor quantidade nas proteínas de origem vegetal. Além de tudo como a dieta vegetariana é restrita em gorduras saturadas ela ainda previne várias outras doenças como foi comentado no post anterior sobre vegetarianismo.
Uma dieta vegetariana bem equilibrada com certeza suprirá todas as necessidades do organismo e ainda será uma boa fonte de todos os nutrientes necessários para se evitar a osteoporose.




Dicas e Sugestões
• Muitos leites vegetais são agora enriquecidos com cálcio, vitamina D e/ou vitamina B12. Alguns sumos de laranja também são enriquecidos com cálcio.
• Agitar bem os leites vegetais enriquecidos com cálcio antes de servir, pois o cálcio pode depositar-se no fundo da embalagem.
• O cálcio nas couves de folhas verdes, brócolos e leite de soja é absorvido em percentagem idêntica à do cálcio no leite de vaca.
• O cálcio no espinafre, acelga e folhas de beterraba não é bem absorvido devido ao alto teor de oxalatos, os quais se ligam ao cálcio.

Referências:

Victor Hugo de Sousa

Um comentário: